Virtueyes Logo
Blog

Tipos de SIMCards: como saber qual combina com a sua operação?

Publicado por Virtueyes
6 minutos de leitura
Compartilhe:
Tipos de SIMCards: como saber qual combina com a sua operação?

Tipos de SIMCards: como saber qual combina com a sua operação?

Este artigo vai te ajudar a sanar uma série de dúvidas sobre o uso de SIMCards. Nele vamos explicar quais os tipos de SIMCards existentes e aprender a saber qual combina com a sua operação.

Com o aumento do uso da conectividade em tecnologia, o uso de CHIPS ou SIMCARDS, como chamamos, também cresceu e se tornou mais conhecido. Essa alta e rápida disseminação pode causar confusão devido aos termos técnicos.

Em uma breve análise, é importante entender em qual segmento de negócio se encaixa e o modelo de dispositivo a ser usado.

O que é SIMCard ?

O SIMcard nada mais é do que a identidade da sua linha.

Através de uma ?codificação? presente no plástico do SIMcard e não no dispositivo é fácil trocar de dispositivo rapidamente, bastando apenas trocar o plástico.

O SIMcard é uma tecnologia em evolução constante e que precisa acompanhar a rápida mudança nos dispositivos físicos disponíveis no mercado.

Em alguns anos, passamos do grande cartão MINI-SIM (robusto) para o minúsculo NANO SIM. No entanto, nem todos os tipos de dispositivos foram capazes de se adaptar a essas mudanças tão rapidamente.

Levando isso em consideração, os fabricantes propuseram um novo modelo de chip que pode ser facilmente adaptado a qualquer tipo de dispositivo.

Independentemente do tipo de SIMCard necessário, este novo modelo é adaptável a diferentes equipamentos e é chamado de Triplo -Corte.

O SIMCard Triplo Corte

O TRIPLO-CORTE se tornou uma solução eficaz para essa grande variedade de dispositivos que ainda resiste no mercado.

Em várias áreas o chip de TRIPLO-CORTE permite agilidade nas demandas de montagem e instalação de dispositivos, pois vem com marcações que permitem “destacar” o chip do tamanho adequado para o seu dispositivo.

Os recortes são compatíveis com as versões anteriores de slots e eles se encaixam entre SIM novamente e se por algum motivo, você mudar de um dispositivo que usa nano SIM para um MICRO SIM, basta conectar o nano chip na estrutura do micro e reutilizá-lo.

Apesar de destacáveis ??é necessário algum esforço para removê-los. Ser justo assim tem um motivo: as partes precisam ser firmes para que as peças não se soltem durante a inserção ou remoção do chip.

O material plástico utilizado no chip é bastante rígido, e a ausência de folgas entre as peças proporcionam segurança na instalação.

O SIMCard Triplo-Corte chegou ao Brasil no final de 2014, inicialmente lançado pela Oi.

Os principais fabricantes desse tipo de cartão SIM são a Gemalto e a Oberthur e segundo eles o principal objetivo desse modelo é gerar economia e melhorar a logística das operadoras.

É claro que esse modelo provavelmente será decadente em algum tempo, pois alguns gigantes da tecnologia já estão em negociações avançadas com a GSMA, associação que define os rumos da telefonia móvel.

Fala-se sobre a criação de um padrão que retira o SIM físico de circulação facilitando que qualquer troca de operadora possa ocorrer de forma digital, o que tornaria a escolha mais simples e rápida aos usuários finais.

As operadoras brasileiras já estão planejando aderir ao modelo E-Sim, onde não será necessário um simcard físico para nenhuma operadora ou migração de plano, mas isso é assunto para outro momento.

Vamos citar alguns dos principais segmentos e a aplicação desta tecnologia para cada um deles.

Principais segmentos e aplicações de SIMCards

1- Gestão de frotas e rastreamento

O rastreamento e telemetria veicular visam gerir frotas, rastrear e monitorar veículos e também o comportamento dos motoristas. A comunicação contínua, estável e de longo alcance é imprescindível para acompanhar os veículos por longas distâncias.

Nestas operações, o SIMCARD M2M pode ser usado no rastreador para a localização do veículo em tempo real, com isso é possível prever acidentes, monitorar e coibir assaltos e furtos, bem como as manutenções necessárias nos veículos.

2- Alarmes e Monitoramento

Na operação de segurança patrimonial existe uma necessidade de redundância das comunicações utilizadas entre transmissão de imagens e vídeos para o centro de segurança, bem como das ações executadas nas centrais de alarme.

Nesse sentido, a rede GPRS é utilizada por SIMCARDS M2M instalados em câmeras e outros dispositivos, de forma que se a comunicação através do cabo for interrompida, a comunicação M2M contínua e dá segurança à operação.

3- Meios de pagamentos

A comunicação se dá pelo dispositivo P.O.S (maquininhas de cartão) que permite transações por meio de cartões de crédito e débito.

Hoje bastante usada em todos os tipos de estabelecimentos, seja por restaurantes, vending machines ou entregas por delivery hoje localizadas em diversas instituições privadas, como hospitais e aeroportos.

Neste dispositivo, geralmente existe um SIMCARD M2M para garantir a comunicação contínua e para suportar estas transações financeiras em caso de falha de Wi-Fi local.

4- Utilities ou Serviços públicos (água, luz e gás)

Neste caso, a comunicação através do SIMCARD M2M é utilizada principalmente para transmitir dados de consumo de hidrômetros, medidores de vazão, gás natural ou geração de energia e usar a rede GPRS para medição remota e controle de dados de centros de distribuição de energia, limites de medição e reservatórios.

5- Cidade inteligente

O uso da conectividade em cidades inteligentes visa melhorar a infraestrutura das cidades com o intuito de melhor gestão dos recursos públicos e possível melhoria na qualidade dos serviços prestados ao público (Água, luz e gás).

Existem diversos usos para os SIMCARDS M2M, nas cidades facilitando a automatização de sistemas de iluminação pública, semáforos, gestão de coleta de lixo, trânsito e transporte público, por exemplo.

6-Redes inteligentes ou Smart grid

Devido ao custo-benefício, a comunicação via rede GPRS também é utilizada nas chamadas Smart Grids.

O objetivo nesta área é automatizar os sistemas elétricos da cidade para melhorar a eficiência energética que por meio de sensores distribuídos pela rede permite monitorar o consumo de energia de uma cidade inteira e gerenciar de forma mais eficaz.

Além disso, podem identificar rapidamente quando há uma anormalidade na rede.

7- Indústria 4.0

A indústria 4.0 é beneficiada com diferentes aplicações e neste caso a rede GPRS pode ser usada para transmitir dados remotamente entre setores.

Para isso o SIMCARD M2M permite que os dados gerados em uma máquina cheguem ao sistema para que possam ser monitorados e promover uma melhor gestão dos recursos e eficiência .

Algumas áreas da tecnologia avançam a passos largos e, à medida que os dispositivos do mercado evoluem é necessário evoluir também todas as tecnologias envolvidas em conectividade. Os SIMCARDS cabem aí.

Tipos de SIMCards: como saber qual combina com a sua operação?

Receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Assine nossa newsletter!

Compartilhe:
Infraestrutura conectada

Receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Assine nossa newsletter!