Agricultura 4.0: tendências e vantagens do uso da tecnologia na gestão agrícola
A agricultura 4.0 está inserida na chamada quarta revolução industrial, que diz respeito ao uso da tecnologia digital, da Inteligência artificial, robótica, nuvem e IoT (internet das coisas). Essa realidade impacta todos os setores e serviços, trazendo inúmeros benefícios.
Assim, agricultura 4.0 diz respeito a um conjunto de tecnologias digitais de ponta desenvolvidas para integração da produção agrícola, de forma que o produtor consegue melhorar toda gestão do campo e alcançar resultados mais qualitativos, rápidos e sustentáveis.
Até agora, demos apenas dicas, mas o que é agricultura 4.0, quais suas vantagens e tendências? Vale a pena investir nessa tecnologia? Encontre essas e outras respostas aqui no nosso post.
Agricultura 4.0 – a inovação no agronegócio
Agricultura 4.0 é um conjunto de tecnologias digitais que integradas e conectadas através de softwares, sistemas e equipamentos oferece ao produtor a possibilidade de melhorar seu negócio por meio de inúmeros benefícios aplicados, do solo até a entrega do produto.
Através dela, a Agricultura de Precisão, a Big Data e a Internet das Coisas agilizam as demandas do campo, tornando as tarefas mais eficientes. Essa integração é capaz de melhorar a produção agrícola em todas as suas etapas, desde o plantio até a colheita.
Veja de forma prática o que a Agricultura 4.0, integrada com as tecnologias, favorece:
- Geram e analisam grande quantidade de dados para você, facilitando seu dia a dia na fazenda, por meio do uso conjunto de sistemas, máquinas e aplicativos.
- Contribuem na otimização da gestão e produção ao mesmo tempo;
- Elas realizam a análise do solo, do plantio, do controle de pragas, doenças e etc;
- Estão presentes no seu escritório porque ajudam na gestão, nos processos administrativos, na comercialização, na definição dos preços das suas sacas, etc.;
- Geram maior lucratividade, integração de processos de gestão e de produção, como também facilitam nas tomadas de decisões.
Quais são os resultados de todo esse serviço?
Ganho de tempo, simplificação do trabalho, redução de custos, melhor aproveitamento de insumos, aumento da produtividade e maior geração de lucros.
Outras vantagens em aplicar a agricultura 4.0
Por causa da distância entre o campo e o consumidor, é essencial ressaltar a importância que a agricultura tem, uma vez que ela gera a matéria-prima para produção de alimentos, sem falar que ela mesma oferece os alimentos indispensáveis para o mundo inteiro.
Por isso e por causa da necessidade de investir em qualidade e sustentabilidade é que a agricultura 4.0 tem tantas vantagens para o campo. Observe algumas delas:
#Aumento da produtividade
Com a chegada de novas tecnologias, existem novos suportes para todas as fases, desde o cultivo até a decisão pelo preço final. Logo, a agricultura 4.0 ajuda a produzir mais com menos gastos.
#Monitoramento do clima
São muitos fatores naturais que definem uma plantação e influenciam em uma boa colheita, como: velocidade do vento, temperatura, umidade relativa do ar, temperatura e umidade do solo, o sol, a água, a seca, etc.
E a agricultura 4.0 possui sensores que fornecem gráficos e planilhas que ajudam na irrigação, aplicação de defensivos, observação do clima, entre outros benefícios. De fato, simplificando o trabalho e antecipando soluções para melhorar a produção.
#Redução de desperdícios
A agricultura 4.0 realiza a gestão de processos e viabiliza o controle de gastos. Por exemplo, o combustível utilizado pelas máquinas, que consome muito dinheiro, é monitorado de longe através de celulares e computadores.
#A tão desejada diminuição dos custos
A conexão que a agricultura 4.0 favorece permite que o produtor e os gestores estejam sempre de olho em tudo o que acontece, logo os processos são acompanhados, não há repetição, nem perda de tempo, isso reduz custos de material e de pessoal.
#Acompanhamento de compra e venda
A agricultura 4.0, depois de instalada, funciona apenas com um ‘click’ porque é toda automatizada. Agora, essas vantagens não ficam apenas no campo, mas se estendem para administração, disponibilizam o conhecimento dos preços no mercado de insumos e vendas do produto.
Além de ajudar em tarefas fundamentais, como fluxo de caixa, manejo, estoque e máquinas agrícolas. E todas essas vantagens em conjunto geram um resultado mais desejado: o aumento de produtividade e rentabilidade.
A agricultura digital é uma realidade
Tudo que acabamos de ler não é uma notícia nova, nem tão pouco um privilégio para alguns, mas a solução para a agricultura hoje! Essas possibilidades significam também desafios, como todo processo de crescimento ao longo da história.
Por exemplo, a implantação da tecnologia gera custos, há locais onde a conectividade não chega com potência suficiente e, unido a esses fatores, há também a falta de informação e qualificação necessária para levar a inovação adiante.
No entanto, a agricultura digital é a resposta para melhorar os processos de produção do campo com precisão, ainda que haja limitações.
Porém, como o sol nasce todos os dias e para todos, há sempre novas chances surgindo no mercado. O importante é não desistir, estar atento e aproveitar as oportunidades, por menores que sejam.