Soluções IoT para automação industrial: quais as melhores e como funcionam?
A automação industrial é uma grande evolução tecnológica que beneficia de forma especial as indústrias. Entenda isso através de um exemplo simples!
Quando adquirimos um simples refrigerante, não imaginamos o processo de industrialização que o levou até a prateleira do supermercado. Mas se ele não está disponível, será que isso nos preocupa? Dificilmente!
No entanto, o fabricante do refrigerante sim! Ele se preocupa, mas a automação industrial possibilita a melhoria da produção de tal forma que o cliente final não tem tempo de sentir falta do produto, porque ele chega em tempo hábil e qualidade às prateleiras.
E falar em automação é falar sobre IoT, ou seja, a internet das coisas, que conecta tudo e facilita a vida da família, do prefeito, do governador e principalmente de todo o parque industrial.
Mas ainda há outros benefícios! Preparamos este conteúdo para especificar o quanto a IoT está ligada à automação industrial. Este post tornará mais claro o quanto a internet trabalha para tornar as coisas conectadas e ao nosso serviço. Confira!
O que é IoT na Indústria
Já sabemos que a IoT (internet das coisas) é uma realidade que torna a vida mais prática e segura. Se falamos em IoT conectando equipamentos de toda natureza, a IoT na indústria é a aplicação da internet das coisas no ambiente industrial.
Sendo assim, na indústria, a internet das coisas une máquinas inteligentes e a análise de dados avançados, com o objetivo de desenvolver sistemas mais eficientes e ágeis que monitorem, coletem, alterem, analisem e ofereçam dados fundamentais para auxiliar nas tomadas de decisões.
E a automação industrial é uma das aplicações da IoT, ou seja, a máquina trabalhando no lugar da pessoa, ao mesmo tempo em que está conectada a uma rede de monitoramento que informa com precisão toda atividade daquela máquina e a sua vida útil.
Porém, de forma concreta, a IoT impacta o ramo industrial através da redução de custos; colhendo e oferecendo informações mais precisas sobre as máquinas e os processos; diminuindo riscos de acidentes e controlando a produção.
Como funcionam a IoT na automação industrial
Agora veja como a IoT influencia a automação industrial:
- A automação IoT é focada em eliminar processos repetitivos, retirando o trabalhador de uma atividade braçal e o substituindo por máquinas, assim esse profissional é realocado para outra atividade estratégica.
- Reduz manutenções corretivas no chão de fábrica, onde algumas manutenções corretivas ocorrem por desatenção ou por falta de um planejamento de manutenções. Quando utilizamos IoT na indústria avançada, um sensor inteligente detecta a necessidade da manutenção preditiva.
- Monitoramento da produtividade dos equipamentos e com essas informações de produtividade, o gestor consegue ver, por exemplo, se precisa de mais pessoal, mais automação IoT ou outra ação para melhorar os processos.
- Prevenção de acidentes – prevenir acidentes é um dos exemplos mais relevantes de IoT nas empresas do segmento industrial. Um sensor pode detectar a presença de pessoas, vazamento de gás, monitorar temperatura e assim evitar acidentes.
Quais as melhores soluções IoT para a automação industrial
São muitas as soluções oferecidas pela IoT para automação industrial, vamos elencar algumas:
- Gerenciamento de informações sobre máquinas, equipamentos, dispositivos bem como parâmetros de processo como temperatura, vazão, pressão, vibração, contagem de peças, status de alarmes etc.
- Monitoração em tempo real, registro de dados históricos, gráficos, alarmes e relatórios.
- Interface com sistemas ERP para envio automático de dados de produção.
- Auxílio na gestão de manutenção preditiva e corretiva.
- Monitoramento remoto do status de funcionamento de máquinas e equipamentos através da supervisão em tempo real de dados de controle/ajustes de trabalho.
- Acompanhamento da correta utilização permitindo bloquear em caso de uso inadequado ou mesmo por falta de pagamento.
- Receber avisos de alarme quando da ocorrência de anomalias, mau funcionamento ou ajustes de trabalho incorretos entre outras funções.
Sem dúvidas, automação industrial chegou para facilitar a produção industrial e colocar o ser humano em um posto melhor, não como máquina, mas como coordenador de máquinas. E esse processo encontrou na IoT o suporte perfeito.
A Virtueyes se preocupa em transformar vidas, conectando pessoas, coisas e negócios. Dispomos de vários recursos tecnológicos para colocar o negócio de sua vida no mercado da IoT. Acesse nosso site!