A NB-IoT trata-se de uma excelente alternativa para a aplicação de Internet das Coisas. Mas essa informação não é suficiente para compreender o impacto da NB-IoT, funcionamento, benefícios e aplicações.
Por isso, preparamos este post explicativo. Confira!
NB IoT – o que é?
NB-IoT é a sigla para “Narrowband Internet of Things”, ou seja, Banda Estreita para Internet das Coisas. Essa tecnologia é uma LPWAN – Low Power Wide Area Network – “redes de grande alcance com baixo consumo de energia “, que permite a aplicação da Internet das Coisas em maior escala.
Por exemplo, o uso em cidades inteligentes (ou smart cities), onde a IoT alcança uma grande área. Para que tudo funcione bem, é preciso que o local esteja totalmente conectado e o tempo todo, no entanto montar essa estrutura não é uma tarefa simples.
Já que é necessário uma rede que seja segura, duradoura e economicamente viável, com essas três garantias ao mesmo tempo. Aí entra em funcionamento a NB-IoT com uma tecnologia que consegue transferir grandes quantidades de dados, em velocidades baixas, com alta latência, menor custo e com melhor resposta aos dispositivos fixos como sensores, por exemplo.
Como funciona a NB-IoT?
A NB-IoT é um padrão de transmissão de dados, projetada para permitir que os dispositivos operem em redes de operadoras móveis. A tecnologia NB-IoT utiliza sinais de baixa largura de banda para se comunicar dentro das tecnologias GSM e LTE existentes.
Seu funcionamento se dá através de dispositivos e sensores, especialmente projetados, que compõem os sistemas NB-IoT.
Por sua vez, esses dispositivos coletam informações de seu entorno e as transmitem para estações base; as estações rádio-base individuais são conectadas a um gateway IoT e servidores de aplicação em nuvem para monitoramento centralizado e análise de dados.
Essa tecnologia é apoiada por todos os principais fabricantes de equipamentos móveis, chipset e módulos, portanto a NB-IoT pode existir junto com as redes móveis 2G, 3G e 4G.
Por isso, há uma grande vantagem nesta tecnologia, porque ela se adequa a qualquer estação de celular, sem a necessidade de gateways, como acontece com outras soluções para rede IoT sem fio.
Benefícios da NB-IoT
A partir do momento em que explicamos o significado do NB-IoT, já é possível perceber seus benefícios. Se ele proporciona maior segurança e viabiliza a comunicação de dados na aplicação da IoT, então é porque há outras informações subentendidas. Vamos elencar:
Em casos onde se precisa coletar pequenas quantidades de informação com pouca frequência, o NB-IoT é a solução perfeita para a aplicação. Oferecendo a capacidade de transmitir dados sem consumir muita largura de banda no momento da transmissão.
Por isso que o NB-IoT é a escolha de baixo custo, ideal para aplicações que precisam de comunicações com tolerância à latência e com baixo consumo de energia.
Além de ser um dispositivos de baixa complexidade, mas com um alto volume de dados, confidencialidade e integridade de dados;
Na indústria o NB-IoT se torna uma ótima opção para situações em que é necessário conectar vários dispositivos que coletam dados menores. Como uma única estação rádio base, consegue suportar até 50.000 conexões com dispositivos móveis.
Essas características de redes NB-IoT, somadas aos baixos custos de seus dispositivos, abrem possibilidades para a adoção de soluções de IoT de rastreamento e monitoramento de forma simples, rápida e acessível.
Onde encontro NB-IoT?
Às vezes não percebemos o quanto esta tecnologia está ao nosso serviço! Mas ela se encontra em diversos cenários, promovendo, quase que no anonimato, segurança e desenvolvimento dos processos por causa do volume de dados que proporciona. Veja:
# Medição inteligente: A NB-IoT funciona muito bem para monitorar medidores de água e gás através de transmissões de dados regulares. A cobertura de rede é um grande problema para a implementação de contadores inteligentes, porque os contadores são muitas vezes instalados em locais difíceis, como em subsolos profundos, em adegas ou em áreas rurais remotas, e a cobertura e conectividade da NB-IoT são capazes de resolver este problema.
# Cidades inteligentes: a NB-IoT pode ajudar os governos locais a controlar a iluminação das ruas, determinar quando as lixeiras devem ser esvaziadas, identificar vagas de estacionamento livres, monitorar as condições ambientais e inspecionar as condições das estradas.
# Edifícios inteligentes: Os sensores conectados à NB-IoT alertam sobre questões de manutenção dos edifícios. Há também sistemas de monitoramento de temperatura interna que são baseados nos sensores NB-IoT. Ela pode, inclusive, servir como suporte para a conexão de banda larga de um edifício.
# Agricultura: A conectividade NB-IoT permite que agricultores e cidades capturem dados de sensores ambientais contendo módulos NB-IoT. Estes sensores podem ser usados para monitorar a temperatura e umidade do solo, assim como para rastrear os atributos da terra, poluição, ruído e chuva, enviando alertas caso haja algo fora do comum.
Virtueyes e a NB-IoT
A Virtueyes é pioneira na disponibilização da tecnologia NB-IoT a seus clientes, somada à uma das melhores plataformas de gestão de conectividade do mercado, a V.eye.
Confie em quem oferece as melhores soluções em IoT!