Imagine uma internet que proporcione downloads e navegação dezenas de vezes mais rápidas do que a rede atual, conectividade ampla e latência baixíssima. É isso que promete a chegada da internet 5G ao Brasil.
Dentre as soluções tecnológicas emergentes do atual século, a internet 5G é, sem dúvidas, uma das mais aguardadas por empresas e usuários de todo o mundo.
Segundo a publicação da edição de junho deste ano da revista Ericsson Mobility Report, estima-se que até o final de 2025 serão 2,8 bilhões de dispositivos móveis conectados utilizando a tecnologia 5G, representando 31% de todos os equipamentos conectados mundialmente, não incluindo dispositivos IoT.
Mas o que é a internet 5G?
Trata-se da quinta geração de um padrão de rede de telecomunicações sem fio, sendo sucessor do 4G, capaz de lidar com maiores taxas de dados e entregar mais eficiência. Uma das principais premissas do 5G é criar uma rede mais rápida,
inteligente e eficiente, por meio de serviços escaláveis e adaptáveis.
Devido à alta disponibilidade e velocidade, a internet 5G será o ambiente que irá proporcionar a disseminação da Internet da Coisas (IoT), tornando possível criação das Smart Cities, o desenvolvimento da Indústria 4.0 e o avanço da tecnologia na medicina e no agronegócio.
No âmbito nacional, as principais operadoras já estão se preparando para ofornecimento da tecnologia, realizando testes nas principais capitais do Brasil,sendo a Florianópolis a primeira capital a ter a internet 5G testada. Estima-se queem 2021 a Anatel concluirá a concessão das frequências que serão disponíveispara a utilização da tecnologia.
Em um contexto geral, a internet 5G em conjunto com outras tecnologias seráresponsável pela transformação digital em todo o globo impactando o dia-a-diadas empresas e das pessoas.
Onde o 5G entra na conectividade M2M?
A Internet das Coisas, como sendo uma tecnologia emergente, vem crescendovertiginosamente e seu uso vem revolucionando a forma de comunicação entremáquinas. A chegada da internet 5G busca acelerar essa transformação e criarnovas formas de uso, novas fontes de receita e novos modelos de negócios.
Dentre os nichos que já usam de conectividade M2M, que devem se expandir coma chegada do 5g estão:
Automotivo / rastreamento
A chegada do 5G representará maior desempenho, comunicações com maiorsegurança e de dispositivo para dispositivo. O automóvel conectado é a grandetendência no setor automobilístico, e enquanto muitos estão pensando emsistemas autônomos, o GPS aprimorado com atualizações instantâneas detráfego e mapas é o uso mais favorecido para o 5G mundialmente.
Serviços públicos / utilities
O 5G trará maior produtividade, introdução mais rápida de novosprodutos eserviços aos consumidores e eficiência impulsionada. O monitoramento remoto ea manutenção através de sensores são vistos como um benefício aprimorado,
pois muitos serviços públicos precisam proteger ativos de valor situados emlocais distantes e, às vezes, perigosos.
Segurança pública
O 5G melhorará a experiência e a segurança dos cidadãos através dasorganizações de segurança pública. Estes órgãos buscam novas redes paraexpandirem a capacidade dos dispositivos conectados para forneceremcomunicações seguras durante uma emergência.
Fabricantes de alta tecnologia / Indústria 4.0
A tecnologia 5G chegará para aumentar a produtividade, melhorar a experiênciado cliente e introduzir mais rapidamente novos produtos e serviços aosconsumidores. Muitos empresários esperam que o 5G ajude a gerenciar riscos por meio do acompanhamento de ativos e melhoria da segurança.
Serviços financeiros / pagamento
O 5G aumentará a produtividade e a satisfação do cliente. O setor de serviçosfinanceiros espera que o 5G impulsione a negociação móvel em tempo real e anegociação de alta frequência. Além, claro, de fornecer transações mais rápidas emais segurança aos dados.
Falta muito para a chegada do 5g no Brasil?
A princípio, a tecnologia 5G só chega oficialmente ao Brasil depois do leilão dasfrequências de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz pela Agência Nacional deTelecomunicações (Anatel). Isso só deve acontecer em maio ou junho deste ano.
Até lá, já pode-se ver algumas operadoras fazendo testes com esta tecnologiaem aparelhos de celular. Para que isso fosse possível, as empresas lançaram suasredes 5G dentro das frequências existentes, baseadas em uma tecnologiachamada DSS (em português: compartilhamento dinâmico de espectro). Por enquanto, Brasília é a cidade com maior ?cobertura? destes testes de 5G DSS
desenvolvidos pelas principais operadoras do Brasil: Tim, Claro, Vivo e Oi.
Para testar essa tecnologia em celular, é preciso que o aparelho tenha capacidadede suporte. A Motorola saiu na frente e oferece em seu portfólio três smartphones que estão prontos para uso nesta rede provisória: motorola edge, moto g 5G, moto g 5G plus e motorola edge plus.