Virtueyes Logo
Insights

Tecnologia 4.0: o que é, como funciona e quais as melhores soluções do mercado?

Publicado por Virtueyes
6 minutos de leitura
Compartilhe:
Tecnologia 4.0: o que é, como funciona e quais as melhores soluções do mercado?

Tecnologia 4.0: o que é, como funciona e quais as melhores soluções do mercado?

Tecnologia 4.0: o que é, como funciona e quais as melhores soluções do mercado?

 

A tecnologia 4.0 faz parte da chamada quarta revolução industrial. Antecedem a ela: 

 

  • A primeira revolução Industrial, que aconteceu na Grã-Bretanha, no século 18, utilizando energia obtida da água e do vapor, em vez de força exclusivamente humana e animal; 
  • A segunda introduziu linhas de montagem e o uso de petróleo, gás e energia elétrica; 
  • E a terceira, em meados do século 20, acrescentou aos procedimentos computadores, telecomunicações avançadas e análise de dados .  

 

Agora, a quarta revolução favorece a Inteligência artificial, robótica, nuvem e internet das coisas; tecnologias que fazem parte do setor industrial. A Indústria 4.0 impacta na produtividade, porque aumenta a eficiência do uso de recursos e o desenvolvimento de produtos em larga escala, além de melhorar a colocação do Brasil a nível mundial.

 

Acompanhe este post e certifique-se do quanto a tecnologia 4.0 influencia em sua vida!  

 

O que é a tecnologia 4.0

 

A tecnologia 4.0 está ligada à automação industrial e a integração de diversas tecnologias como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem, a fim de favorecer a digitalização das atividades industriais, agilizar os processos e aumentar a produtividade.

 

Dessa forma, as empresas fabricam mais e melhoram a distribuição de seus produtos. Essa tecnologia está presente nas instalações de produção e em todas as operações, isso permite a geração de informações e a conexão das diversas etapas da cadeia de valor, do desenvolvimento de novos produtos, projetos, produção, até o pós-venda.

 

Com a introdução da robótica avançada, dos sistemas de conexão máquina-máquina, da Internet das Coisas e dos sensores e atuadores, utilizados nesses equipamentos, há a possibilidade das máquinas se comunicarem entre si ao longo das operações industriais.

 

Com a Internet das coisas IoT, por exemplo, a tecnologia 4.0 gera interconexão entre objetos por meio de infraestrutura habilitadora, com capacidade de computação distribuída e organizada em redes, que se comunicam e interagem, sendo controladas e monitoradas  remotamente, resultando em ganhos de eficiência para toda a empresa.

 

Como funciona a tecnologia 4.0

 

Os setores que utilizam a tecnologia 4.0 são equipados com sensores avançados, software integrado e robótica que coletam e analisam dados e permitem tomar melhores decisões. A tecnologia 4.0 oferece uma oportunidade incrível para o setor de manufatura se consolidar dentro de uma nova realidade digital.

 

E há ainda mais valor quando os dados das operações de produção são combinados com dados operacionais de ERP, cadeia de suprimentos, atendimento ao cliente e outros sistemas corporativos para criar níveis totalmente novos de visibilidade.

 

Uma vez que essas tecnologias digitais levam ao aumento de automação, manutenção preditiva, auto-otimização de melhorias de processo e, acima de tudo, um novo nível de eficiência e responsividade a clientes que antes não eram possíveis.

 

A análise da grande quantidade de dados coletada pelos sensores, no chão de fábrica, garante visibilidade em tempo real dos ativos de manufatura e fornece ferramentas para realizar manutenção preditiva a fim de minimizar o tempo de inatividade dos equipamentos. 

 

A substituição de modelos de negócios de inspeção manual por modelos orientados com o uso da tecnologia 4.0 possibilita:

 

  • Redução de erros de fabricação e economia de dinheiro e tempo. 
  • Com um investimento mínimo, a equipe de controle de qualidade pode configurar um smartphone conectado à nuvem para monitorar os processos de qualquer lugar. 
  • Ao aplicar algoritmos de aprendizagem de máquina, os fabricantes podem detectar erros imediatamente, evitando atraso na correção de problemas. 

Quais aplicações desta nova revolução digital

 

O maior objetivo da tecnologia 4.0 é proporcionar processos produtivos mais rápidos, eficientes e com qualidade. Entre tantas aplicações existentes no mercado, destacamos:

 

# Customização em massa

Essa nova indústria oferece tecnologias para produções flexíveis, com personalização mais acessível.

 

# Rastreabilidade e Manutenção Preditiva

Permitem o monitoramento em tempo real das máquinas, dispositivos e dados. Isso facilita a percepção de falhas e solução de problemas com mais rapidez, além de um acompanhamento mais eficiente. 

 

# Virtualização 

Por meio de sensores, informações armazenadas em nuvem e hiperconectividade, os processos podem ser gerenciados remotamente.

 

# Descentralização

Como as máquinas mais inteligentes podem se autorregular, conforme as mudanças do mercado, os funcionários ficam mais livres para realizar funções estratégicas.

 

# SaaS (Software as a Service)

Com as tecnologias da indústria 4.0, os softwares são oferecidos como serviços em vez de produtos. Também são hospedados em nuvem e cobrados de forma recorrente para garantir um maior suporte aos consumidores.

 

# Intercomunicação

Na 4ª Revolução Industrial, as máquinas estão conectadas entre si e são capazes de se comunicar.

 

Soluções para o mercado

 

São inúmeras as aplicações da tecnologia 4.0. Entre tantas soluções do mercado que utilizam a tecnologia 4.0, citamos quatro principais: 

  • Internet das Coisas (IoT)

 

A Internet das Coisas (IoT) é um componente fundamental das fábricas inteligentes. As máquinas no chão de fábrica são equipadas com sensores com endereço IP que possibilita a conexão com outros dispositivos habilitados para a web. A mecanização e a conectividade possibilitam a coleta, a análise e a troca de grandes quantidades de dados valiosos.

  • Computação em nuvem

 

A computação em nuvem é um dos pilares de qualquer estratégia da Indústria 4.0. A plena realização da manufatura inteligente exige conectividade e integração de engenharia, cadeia de suprimentos, produção, vendas e distribuição, e serviços e a nuvem ajuda a tornar isso possível. 

  • IA e aprendizado de máquina

 

Com a IA e o aprendizado de máquina, as empresas de manufatura aproveitam ao máximo o volume de informações geradas não apenas no chão de fábrica, mas em todas as suas unidades de negócios, e até mesmo de parceiros e terceiros. 

 

A IA e o aprendizado de máquina podem gerar insights que proporcionam visibilidade, previsibilidade e automatização das operações e dos processos comerciais. 

  • Manufatura Aditiva ou Digital 

 

A manufatura aditiva ou digital consiste na fabricação de objetos ou peças a partir de um desenho virtual e, por isso, você também pode chamá-la de impressão 3D. Basicamente, ela é feita por um software de modelagem tridimensional capaz de adicionar e sobrepor camadas finas de alguma matéria-prima para fabricar objetos, como plásticos, ligas metálicas, cerâmica e outros.  

 

Economia, otimização de tempo, produtividade e sustentabilidade – quatro palavras que resumem os benefícios da tecnologia 4.0 na indústria. Portanto, é uma revolução necessária para a sociedade e o meio ambiente. 

E por falar em revolução: SIMCard e eSIM – conheça essa evolução

https://www.youtube.com/watch?v=nKM-IisTiWg&t=15s

Receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Assine nossa newsletter!

Compartilhe:
Infraestrutura conectada

Receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Assine nossa newsletter!