Virtueyes Logo
Blog

Aplicações de NB-IoT no dia a dia

Publicado por Virtueyes
4 minutos de leitura
Compartilhe:
Aplicações de NB-IoT no dia a dia

Aplicações de NB-IoT no dia a dia

Ainda ouvimos falar pouco sobre aplicações da NB-IoT (Narrow Band IoT), mas isso vai mudar rapidamente. O conceito de “banda larga” já nos é familiar. Porém, com o avanço das tecnologias de M2M, o termo “banda estreita” também se tornará comum.  

Seu diferencial é utilizar a frequência 700 MHz. Isso faz com que a capacidade de alcance amplie em até 40% a cobertura tradicional.

Mas o que isso quer dizer? Isso significa que a NB-IoT chega como uma excelente alternativa para as aplicações de Internet das Coisas que não exijam grande transmissão de dados.

A tendência nos próximos meses é que as aplicações de NB-IoT aumentem visto que, para as operadoras, é possível utilizar a estrutura preexistente: sem demandar uma antena nova ou demais equipamentos.

Para que serve a NB-IoT?

NB-iot

A NB-IoT foi projetada para facilitar a popularização da Internet das Coisas. Um exemplo é o uso em cidades inteligentes (ou smart cities), onde a IoT abarque uma grande área. É preciso que o local esteja 100% conectado o tempo todo, mas criar essa estrutura não é uma tarefa fácil. Afinal, é necessário uma rede que seja, ao mesmo: tempo, segura, duradoura e economicamente viável.

Onde encontro NB-IoT?

Um exemplo palpável dessa aplicação é o sensor de estacionamento que indica em tempo real onde há vagas livres em um determinado bairro – como já podemos ver em shoppings. Ao mesmo tempo que a rede precisa ter grande alcance, ela não estará transmitindo um grande volume de dados. Trata-se, portanto, de uma aplicação interessante para o uso de NB-IoT.

Segundo João Dullius, engenheiro de aplicações da BP&M Rep, que atua com representações em soluções de tecnologia à indústria local e às linhas representadas desde 2000, aponta que a NB-IoT pode ser uma boa alternativa nos seguintes ramos:

Agricultura

É possível visualizar NB-IoT na agricultura. Com ela pode-se controlar os estágios da produção agrícola, sensores com variáveis de solo ou de ambiente, controlar status de silos, temperatura de armazenagem de leite, dentre muitas outras aplicações.

Utilities

Também é fácil utilizar NB-IoT no setor de utilities (serviços de utilidade pública). Nesses casos podemos aplicar em medição de gás, energia, água.


Maquinário

A aplicação de NB-IoT ainda pode ser usada para aluguel de máquinas. Por exemplo, se a sua empresa aluga máquinas, sejam elas de quaisquer ramo que for, e checar se elas estão circulando dentro do perímetro estipulado em contrato com seu cliente. Isso é possível com a NB-IoT.

Vacina Covid-19

Muitas das vacinas já existentes precisam ficar armazenadas em câmaras frias e, algumas mais específicas, em temperaturas negativas para que mantenham sua qualidade. Com a vacina contra a Covid-19 não será diferente. Nisso, a NB-IoT também pode ajudar muito.


Considerando a larga escala dessa vacinação, com essa tecnologia é possível controlar remotamente a temperatura, o status de cada armazenamento e até do transporte. Assim pode-se ter certeza da qualidade do produto até a aplicação.

NB IoT é muito caro?

Qualquer nova tecnologia inicia com investimentos mais altos, devido a custos de desenvolvimento e escala de produção inicial reduzida. À medida que ela é adotada pelo mercado em massa, os custos vão diminuindo devido ao aumento de escala de produção. Com a ampliação da cobertura das operadoras e popularização das soluções, o NB-IoT já começa em um caminho de redução de custos possibilitando cada vez mais casos de uso e ampliando sua rede de atuação.

Virtueyes M2M e NB-IoT

A Virtueyes M2M é a primeira broker do Brasil a disponibilizar a tecnologia NB-IoT a seus clientes, somada a melhor plataforma de gestão de conectividade do mercado. Isso tudo é interessante para a sua empresa? Que tal uma conversa conosco?

>>> Tirar Dúvidas no WhatsApp

Receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Assine nossa newsletter!

Compartilhe:
Infraestrutura conectada

Receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Assine nossa newsletter!