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MVNO – o que é e como funciona

Publicado por Virtueyes
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MVNO – o que é e como funciona

MVNO – o que é e como funciona

MVNO – Conheça a solução que acaba com o efeito “Concurso de Beleza” deste mercado
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O mercado de MVNO — popular na Europa — foi duramente impactado pela experiência ruim oferecida pelas primeiras operadoras de rede móvel virtual do Brasil.

Agora, uma nova solução promete acabar com o que chamamos de “Efeito Concurso de Beleza” e dar início à Nova Era das Operadoras Virtuais.

As MVNOs são populares na Europa. Na Alemanha, por exemplo, são 84 operadoras virtuais prestando serviços atualmente. Países como República Tcheca, Espanha, França e Polônia possuem produtos personalizados para diversos públicos e milhões de celulares conectados.

No Brasil, o mercado não engrenou. Empresas que iniciaram o movimento encerraram as atividades poucos anos depois. O insucesso das pioneiras resultou em uma aversão ao modelo e em um mercado tomado pelo “Efeito Concurso de Beleza”. 

Mas, antes de tudo, você sabe o que é e como opera uma MVNO?

O que é uma MVNO? 

MVNO, do inglês mobile virtual network operator, é, basicamente, uma operadora móvel virtual que funciona como as tradicionais, porém, não possui rede ou frequência própria.

O negócio teoricamente é simples! Não é necessário fazer grandes investimentos em torres e antenas. A MVNO fica responsável somente pela comercialização, faturamento dos serviços e pelo atendimento aos clientes.

Ou seja, a empresa interessada em prestar esse serviço “aluga” parte da infraestrutura de uma operadora tradicional e oferece a conectividade com marca e personalização próprias.

Então, o que aconteceu com as primeiras MVNOs?

A ideia era atrativa. Bastava “alugar” a estrutura e comercializar os serviços — e foi justamente isso junto a outro fator que impossibilitou o sucesso das primeiras MVNOs.

MVNO e os problemas do passado

Neste cenário, assumia-se um grande risco: além dos preços pouco competitivos, tudo era alugado: a operação, a tecnologia, os problemas… 

Erros de faturamento, mau atendimento e falhas de conexão de rede. Uma MVNO pagava pelo pacote completo: simplicidade do negócio e responsabilização dos fatos.

Em 2018, a primeira e maior MVNO do Brasil — responsável por 67% das conexões deste modelo — anunciou o fim das suas atividades. Depois de um 2017, com prejuízo de R$57 milhões, a Porto Seguro Conecta fechou as portas e todos os seus clientes foram transferidos para a Tim.

A medida causou impopularidade. Afinal, como você ficaria se pagasse mais para obter um serviço personalizado e migrasse para um serviço genérico?

O “Efeito Concurso de Beleza” no mercado de MVNO

Em 1936, o economista John Maynard Keynes observou um fato curioso. Na década de 1930, jornais ingleses organizavam concursos de beleza. Publicavam fotos de mulheres e pediam aos leitores que votassem nas seis que achassem mais bonitas. Keynes percebeu que os leitores não escolhiam as mulheres que mais gostavam. Em vez disso, optavam pelas que eles achavam que todo mundo escolheria. 

O resultado disso foi um grande efeito manada. A racionalidade e o gosto pessoal eram deixados de lado para dar lugar à opinião popular ou à especulações da opinião popular.

O “Efeito Concurso de Beleza” de Keynes explica muito bem o desfecho da reputação das MVNOs no Brasil. Mesmo sendo o modelo ideal para empresas de médio porte, que necessitam de conectividade em maior escala e também de uma solução personalizada, a opinião daqueles que usufruíram dos primeiros serviços falava mais alto.

Sendo assim, como convencer a opinião popular do potencial de uma Operadora Móvel Virtual?

Abratual e a Internet das Coisas: as duas viradas de chave

Com o tempo, as questões que tornavam o modelo inviável no Brasil foram resolvidas. 

Em 2021, criou-se a Abratual, associação que representa as operadoras móveis virtuais, com dois objetivos centrais: regulamentação do preço no atacado e o combate ao mercado cinza de linhas móveis.

Além disso, o grande avanço da Internet das Coisas fez das MNVOs um modelo interessante para empresas de setores que necessitam de conectividade M2M/IoT, mas que são negligenciados pelas operadoras tradicionais.  

Quando se trata de conectividade IoT, empresas de Rastreamento Veícular, Meios de Pagamento e Segurança Eletrônica buscam por quatro fatores: conexão eficiente; gestão financeira e operacional da conectividade; suporte personalizado e preço viável.

Agora, como empacotar esses quatro fatores em um único produto? Esse é o grande desafio e também a grande oportunidade de consolidação do modelo no mercado.

Essa solução acaba com o Efeito de Keynes em MVNO

Entendendo as necessidades dos clientes, a Virtueyes se dispôs a acabar com o “Efeito Concurso de Beleza” e estabelecer um novo padrão de qualidade para serviços de operadoras móveis virtuais.

O Virtueyes Neo surge em 2022 com o desafio de limpar a reputação do modelo no Brasil. O produto do Grupo Virtueyes é o resultado de 15 anos resolvendo dores de empresas que lidam com telecom. Aliás, principalmente resolvendo problemas internos de quem trabalha diariamente com conexão M2M/IoT.

A proposta é clara: oferecer uma solução completa de conectividade com o que há de melhor em tecnologia e conexão IoT.

A Virtueyes entendeu que o diferencial competitivo do produto não poderia ser o preço — tendo em vista a dependência que se tem das operadoras tradicionais —,  mas sim o custo-benefício. Sendo assim, colocou sua reputação em jogo e decidiu dar início à Nova Era das Operadoras Virtuais.


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