Governo institui Plano Nacional de Internet das Coisas

Governo institui Plano Nacional de Internet das Coisas
Nesta quarta-feira (26), o governo instituiu o Plano Nacional de Internet das Coisas no Brasil. O decreto presidencial de número 9.854 também dispõe sobre a Câmara de Gestão e Acompanhamento do Desenvolvimento de Sistemas de Comunicação Máquina a Máquina e Internet das Coisas.
Segundo o decreto, a Internet das Coisas (IoT) é definida como uma “infraestrutura que integra a prestação de serviços de valor adicionado com capacidades de conexão física ou virtual de coisas com dispositivos baseados em tecnologia da informação e comunicações existentes e nas suas evoluções, com interoperabilidade”.
O Plano tem como finalidade, de acordo com o texto, implementar e desenvolver a Internet das Coisas no País e, “com base na livre concorrência e na livre circulação de dados, observadas as diretrizes de segurança da informação e de proteção de dados pessoais”.
Por IoT, caso isso ainda cause confusão na sua cabeça, podemos entender como produtos diversos com conexão à internet que conversam entre si. Dessa maneira, estamos falando de geladeiras, maçanetas, relógios, computadores e outros produtos conectados.
O decreto também cria a Câmara de Gestão e Acompanhamento do Desenvolvimento de Sistemas de Comunicação Máquina a Máquina e Internet das Coisas (Câmara IoT). Ela servirá como um órgão para acompanhar e implementar o IoT, será uma entidade focada em fomentar parcerias público-privadas e trazer discussões, além de apoiar projetos mobilizadores.
Como será formada a Câmara IoT
- Representantes de cinco ministérios ;
- Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) vai presidir a entidade ;
- Pastas de Economia, Agricultura, Saúde e Desenvolvimento Regional participarão ;
- Membros serão indicados pelos titulares dos órgãos e designados pelo secretário de empreendedorismo e inovação do MCTIC (cargo atualmente de Paulo César Rezende de Carvalho Alvim).
Acompanhe o decreto completo clicando aqui!
(Fonte: Tecmundo)
Receba conteúdos exclusivos no seu e-mail
Assine nossa newsletter!