Virtueyes Logo
Blog

IoT e as aplicações práticas da tecnologia

Publicado por Virtueyes
2 minutos de leitura
Compartilhe:
IoT e as aplicações práticas da tecnologia

IoT e as aplicações práticas da tecnologia

O termo IoT, sigla em inglês para “Internet das Coisas ou “Internet of Things” se tornou quase onipresente e por estar em tudo, muita gente acha que não está em nada.

Essa é uma sigla que ouviremos falar cada vez mais, com a enxurrada de dispositivos buscando automatização de funções, integrações com assistentes de voz, tanto de software quanto de hardware, com o objetivo de facilitar a vidas das pessoas, ganhar tempo, etc. 

 

As casas inteligentes, embora sejam maravilhosas, ainda estão distantes do público em geral. Os objetos “conectados”, embora abundantes, ainda não são acessíveis às massas, em função de preço, disponibilidade, etc. 


No entanto, existem diversos serviços e dispositivos que estão presentes no dia a dia de quase todos nós, que utilizam a tecnologia M2M, que é a sigla de comunicação “máquina para máquina”, que é invisível para a maioria de nós, mas que são importantes. 
 
O seu rastreador veicular por exemplo, tem acoplado nele um SimCard que usa as redes 2G/3G/4G/5G, mas que também trabalha em redes/frequências específicas para IoT como NB-IoT e CAT-M, esse último mais utilizado para objetos em movimento, como veículos de carga, veículos de segurança, etc, que atuam em baixas frequências e com baixíssimo consumo de energia, para se comunicar com a central e localizar seu veículo, emitir alertas, dentre outras coisas. 
 
O seu medidor de energia, também carrega um desses SimCards nele, para enviar informações periodicamente à um central, trazendo mais agilidade, precisão e menos dependência de ação humana. 
 

Além disso, coisas como sensores nas caldeiras que derretem metais para a construção e para a indústria, sensores em linhas de produção de eletroeletrônicos, sensores de umidade e temperatura nos caminhões que carregam produtos refrigerados ou congelados para abastecer supermercados, etc. 
 
Tudo isso para permitir gerenciamento, monitoramento, agilidade, informações para tomada de decisão, etc. 
 
Imagina quantas coisas você utiliza no dia a dia, com essa tecnologia e nem sabe? 
 
Atualmente, tem diversas empresas já falando sobre a importância do IoT ou “Internet das Coisas” no Metaverso, mas isso é papo para outro post. 
 
Abraços e até o próximo papo por aqui.

Receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Assine nossa newsletter!

Compartilhe:
Infraestrutura conectada

Receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Assine nossa newsletter!