Tendências para aplicar tecnologia na agricultura
Até então falamos sobre as vantagens da agricultura 4.0, mas como colocar em prática tudo isso a fim de colher todos esses resultados. Aí entram as tendências mais utilizadas pela tecnologia para produzir uma agricultura de precisão. Vamos às mais utilizadas!
Drones
Os drones são ótimos supervisores de áreas. Eles observam a plantação, acusam falhas no plantio, pragas e outros problemas que levariam mais tempo se fossem a olho nu. Com os dados colhidos pelos drones, é possível tomar decisões mais rápidas e certas.
Telemetria
A telemetria é uma tecnologia que colhe e compartilha informações fundamentais sobre equipamentos, veículos e máquinas de forma remota. Isso acontece por meio de sensores colocados nas máquinas que tornam possível o monitoramento do funcionamento do ativo, desde o seu consumo até as avarias, facilitando a correção e diminuindo custos.
Sensores
Os sensores são excelentes para informar sobre qualidade do cultivo, clima local e o solo. Eles potencializam e agilizam a coleta de dados, realizam comandos de forma automática ou remota e executam tarefas e ações a distância em tempo real.
GPS
O uso do GPS na agricultura 4.0 facilita a navegação, medições de áreas, determina pontos (coordenadas), armazena dados e muito mais. Logo, é possível fazer as atividades com maior precisão. Isso garante qualidade aos processos e facilita a comunicação entre os o produtor, operador, agrônomo, administrador, etc. Além de reduzir os riscos de perdas agrícolas.
Internet das coisas – IoT
A Internet das Coisas é a tecnologia que conecta máquinas à rede de computadores. Ela proporciona processos eficientes, rápidos e com qualidade. A IoT otimiza a agricultura de tal forma que a lavoura recebe todos os utilitários através das máquinas, com o mínimo de intervenção humana e o máximo de resultado. A IoT se destaca cada dia mais no mercado.
Big data
A Big Data é a interpretação de muitos dados, dados esses que, quando cruzados com outros dados da produção, permitem a análise do que dá certo ou não no cultivo da propriedade.
Aplicações Inteligentes para transformar a gestão do campo
Mesmo com a agricultura 4.0 sendo uma realidade, a falta de conectividade é um dos principais obstáculos para a transformação digital no agronegócio brasileiro. Muitas vezes as fazendas contam com as tecnologias citadas acima, além de diversos outros equipamentos que operam abaixo da sua capacidade total, pois carecem de acesso à Internet no campo para a transmissão de dados em tempo real.
Enquanto cobertura móvel não chega até o campo, uma das soluções é a implementação de Redes Privativas.
A Virtueyes vem atuando como integradora em projetos de Redes Privativas, fornecendo toda a infraestrutura necessária para levar a conectividade e um ecossistema de aplicações IoT até a fazenda, transformando toda a operação do campo.
Para saber como conectar sua Fazenda e transformar seu negócio, é só falar com um dos especialistas da Virtueyes, clicando no botão abaixo e deixando seus contatos.